quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ir de bike!?


Como diria o Foo Fighters, em "Best of You", "tenho uma confissão a fazer":
(suspense)
...
Eu... não sei andar de bicicleta!! =)

Pois então, depois de muitos traumas, muitas tentativas frustradas e milhares de outras quase tentativas, eu meio que desisti da "magrela". E aí, no mundo altamente capitalista em que vivemos, um problema parece assustar mais do que outros: a poluição.
E, o caos no trânsito parece nos trazer de volta daquele mundo bonitinho das novas tecnologias (leia-se internet, celular, mp3/mp4/mp5/Ipod, tv digital...), até o barulho insuportável das buzinas, os xingamentos de mãe, sogra e do resto da família, os acidentes, os transtornos ao ter que parar o carro onde não há estacionamento, ou mesmo pagar para o flanelinha "olhar" o teu "estimado" automóvel... É assim que você percebe que ar condicionado, câmbio automático e som com mp3 não são a oitava maravilha do mundo...

E aí, aparece uma possível solução: Ir de bike!!!
Talvez agora você me entenda...
A bicicleta cada dia mais toma conta das grandes cidades e o Brasil tem seguido o exemplo de países como China, Japão, Índia, ou mesmo Amsterdã, conhecida como a capital das bikes e onde cerca de 40% dos deslocamentos na cidade são feitos com as magrelas. Quase todos os moradores têm ao menos uma - sempre das mais velhotas e básicas possíveis. Elas são usadas para ir à escola, ao trabalho, ao show... Como dizem por aí: "lá, pedala-se de salto alto, segurando um guarda-chuva ou carregando bebês - sem perder a elegância, jamais".

É talvez seja hora de você pensar no planeta e deixar o carro em casa de vez em quando. Mas, se você é assim, parecido (a) comigo e não faz a mínima idéia de como equilibrar-se sobre duas rodas, não fique triste, você ainda pode ajudar o planeta a diminuir a emissão de poluentes na atmosfera e o "stress mundial provocado pelo caos do trânsito". Até por que, aqui no Brasil é um pouco difícil "ir de bike" em cidades onde as leis de trânsito não beneficiam os ciclistas, praticamente não existem ciclovias e os ciclistas "aventureiros" tem que aprender a driblar ônibus, carros e motocicletas (aqui no nordeste até carroça concorre nas pistas) e ainda, não bater no meio fio ou atropelar um pedestre.

Sim, como eu ia dizendo...

1- Prefira ir de ônibus (ou a pé se o trajeto for curto e você tiver fôlego) - o trasporte coletivo ajuda na diminuição da poluição por um motivo simples: não é você sozinho no seu carro emitindo poluição na atmosfera. São mais de 40 pessoas num único veículo. Já pensou em 40 carros agredindo a camada de ozônio?
2- Se for pra ir de carro, combine com seus amigos, faça rodízio, vá de carona, "socialize-se".
3- Apóie projetos que incentive a criação de ciclovias, leis que beneficiem os ciclistas e o cumprimento dessas leis. Você pode até, assim, como eu, não saber andar de bike, mas com certeza a maioria das pessoas no mundo equilibram-se bem em duas rodas, por isso, se elas tiverem apoio... tudo será mais fácil.

Aprenda mais sobre bikes em:

http://www.claudius.com.br/blog/claudio/2008/02/20/Ir-trabalhar-de-bicicleta - fique de olho nos comentários!

http://z004.ig.com.br/ig/22/22/112022/blig/freeride/2006_06.html - escolha o caminho e aproveite o momento!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3822.shtml - cada vez mais adeptos!

http://www.bikemagazine.com.br/ - pois é, até a bike tem revista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário