terça-feira, 31 de março de 2009

Você decide

De que lado está a verdade?
Cena 1a: Um jovem estudante de 18 anos está num bar, em num bairro da periferia da cidade bebendo com uns amigos. De repente, ele se desentende com algumas pessoas durante a conversa, briga, mas é brutalmente espancado. Para completar a violência, os agressores jogam o rapaz num esgoto e ainda lançam paralepípedos em sua cabeça. Resultado: ele sofre traumatismo craniano, está gravemente ferido e é socorrido pelos bombeiros.A polícia procura os responsáveis pela barbárie.

Cena 1b: Um assaltante de 18 anos, acusado de promover diversos roubos num bairro da periferia da cidade, é pego pela população, que cansada de esperar a ação da justiça, resolve assassinar o rapaz com as próprias mãos. Assim, o ladrão foi espancado, apedrejado e jogado num esgoto. Resultado: ele sofre traumatismo craniano, está gravemente ferido e é socorrido pelos bombeiros. A polícia procura os responsáveis pela barbárie.

As histórias se parecem em diversos aspectos. Por incrível que pareça, não é a toa e, mais ainda, contam da mesma pessoa. O difícil é sabem qual dos lados - a ou b -, contam a verdade. Sim, por que a questão aqui não é a violência sofrida por um jovem de 18 anos, mas quem ele é e o que ele fazia para “merecer” a tal violência. Só para esclarer, as matérias foram publicadas em dois dos três maiores sites de notícias de Maceió e eu estou até agora sem saber em quem acreditar.
Só percebi que falavam da mesma pessoa por que o nome do rapaz era o mesmo, a idade era mesma e as fotos do ocorrido também. Ou seja, um dos sites está mentindo, colheu as informações erradas e passou para a população uma coisa inverídica.
O pior é constatar que estamos a mercê desses pequenos deslizes o tempo todo e todos os dias. Prestes a me tornar jornalista, fico com medo de ser a próxima a fazer coisas desse tipo. Aqui vale a máxima: atenção, nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário